Dermatologistas dão dicas importantes para pessoas de pele branca, oriental, negra e morena. Reveja as matérias da última semana. O verão se aproxima e se proteger corretamente é a palavra de ordem.
Melanina: o segredo das peles negras
As mulheres negras não passam despercebidas. A genética ajuda, o envelhecimento demora a aparecer e elas têm uma espécie de capa de melanina na pele que protege o organismo. Por isso, elas não vão se queimar, mas conseguem uma cútis bronzeada, quando expostas ao sol.
Por falar em sol, ele é a principal causa de envelhecimento, como as negras têm muita melanina na pele, permanecem jovens por mais tempo. Mas, ainda assim, precisam usar filtro solar.
A dermatologista Karina Mazzini explica que é possível usar um filtro com fator menor de proteção. "Pode ser um com fator 15, mas, se possível, que a pessoa faça uso de um com fator de proteção 30. Proteger nunca é demais", ressalta.
A modelo Kamila Rodrigues, 19 anos, usa filtro de fator 21 oil free - indicado para pele oleosa - e tem uma preocupação a mais: a acne. "Nunca tive acne. Mas depois dos 18 começou a aparecer muito. Faço tratamento e já diminuiu bastante, uso também sabonete para reduzir a oleosidade", afirma.
Segunda a dermatologista, a pele oleosa tem relação com o tamanho de glândula de sebo, que todo mundo tem, mas varia de acordo com a pessoa.
"A cor não interfere na oleosidade da pele. Você pode ser negra ou branca, com a pele seca ou oleosa. É muito comum a pessoa ter a pele do rosto e couro cabeludo oleosos. Do pescoço para baixo, vai diminuindo a quantidade de glândulas de sebo. Tanto que abaixo do joelho não tem essas glândulas", explica.
Como tratamento para acne, a especialista indica produtos específicos para diminuir a oleosidade, filtro solar e hidratantes, de preferência, em gel ou oil free.
Dica
Mesmo que sua pele não seja oleosa, no verão, o calor aumenta a secreção de sebo e a oleosidade, até em peles secas. Isso é normal devido ao clima. "Quem tem pele oleosa, deve lavar mais, até quatro vezes ao dia", recomenda a dermatologista.
Morenas, saibam como cuidar e valorizar a pele
Elas inspiram poetas e compositores, para muitos, remetem à sensualidade. As morenas são a cara do verão e um dos tons de pele mais comuns entre as brasileiras. E para a cútis, que tanto chama a atenção, continuar bonita, é importante tomar cuidado com as manchas escuras, principal queixa entre elas.
De acordo com a dermatologista Maria Oliete, o Melasma - manchas escuras na face - é o problema que mais incomoda as pacientes. "Muitas pessoas acham que ocorre só por gravidez e pílula anticoncepcional, mas o sol é o maior responsável. A incidência também é alta em homens", ressalta. Saiba mais no infográfico
A vendedora Rhayane Effgen, 20 anos, têm pequenas manchas na pele, mas nada que uma boa maquiagem não disfarce. Veja no vídeo. Quando o assunto é pele, ela capricha nos cuidados.
"Após o uso de maquiagem faço limpeza e uma vez por semana esfoliação. Também passo protetor solar diariamente, faço limpeza de pele de dois em dois meses e coloco máscara refrescante no rosto", conta. Além disso tudo, ela usa antibactericida e e loção secativa.
Mas a dermatologista afirma que nem todo tipo tratamento estético é indicado para as morenas. "A pele morena deve evitar tratamentos mais invasivos e agressivos, tipo peelings profundos e laser com potência muito elevada. Esse tipo de pele, quanto a esses tratamentos, é mais sensível que as brancas", avalia.
Orientais devem ter cuidado com as manchas na pele
A temperatura quente dá sinais que o verão está chegando. O horário já mudou e o sol, como temos visto nos últimos dias, está com tudo. Nesse clima, a pele precisa estar preparada para evitar problemas momentâneos e futuros. Pensando nisso, o Vida Saudável apresenta uma série sobre os diferentes tipos de pele: branca, oriental, morena e negra.
A oriental abre a série. Olhos puxados, tom de pele amarelado e com muita facilidade para ter machas. As orientais precisam cuidar com atenção da cútis e se proteger na estação mais quente do ano.
Apesar da pouca idade, a modelo Tamie Nachi, 15 anos, que têm traços orientais, leva a sério esses cuidados com a pele, principalmente quando o assunto é maquiagem. "Tenho que fazer uma higiene boa porque uso muita maquiagem pesada. Depois sempre retiro com produtos específicos. Uso também sabonete para diminuir a oleosidade e hidratante para o rosto", afirma a modelo que tem pele mista.
Independente do seu tipo de pele, algumas dicas são importantes para todas. De acordo com a dermatologista Karina Mazzini, é necessário beber diariamente pelo menos dois litros de líquido; usar hidratantes à base de ureia, PCA de sódio - que ao entrar em contato com cabelo e pele, provoca um efeito de fixação da umidade -, e óleo de semente de uva - que tem cadeia molecular pequena, facilitando a penetração na pele.
No verão, a médica aconselha ainda banhos mais frios e, durante o dia, que seja feita, pelo menos três vezes, a higiene da face com sabonete ideal para cada tipo de pele.
Branca não se bronzeia, tosta ao sol
No verão, a maioria das pessoas quer ficar morena, ou pelo menos, bronzeada. Mas quem tem a pele bem branca não tem jeito: precisa usar filtro solar com fator de proteção alto e nada de bronzeador. A dermatologista Karina Mazzini explica quais são os cuidados que os brancos precisam ter com a cútis.
No verão, a maioria das pessoas quer ficar morena, ou pelo menos, bronzeada. Mas quem tem a pele bem branca não tem jeito: precisa usar filtro solar com fator de proteção alto e nada de bronzeador. A dermatologista Karina Mazzini explica quais são os cuidados que os brancos precisam ter com a cútis.
Morenas e orientais, vejam como cuidar da pele e se maquiar no verão
"A pele é dividida em seis fototipos. E a branca se encaixa nos fototipos 1 e 2. No primeiro, a pessoa tem a pele muito branca, cabelo mais claro e olho claro. Já no dois, é uma pessoa branca, mas com o cabelo preto, não tão branco", compara.
Quanto ao bronzeado, ela afirma que a pele branca é aquela que sempre queima, mas nunca bronzeia. Isso porque não tem melanina - proteína que confere pigmentação à pele - suficiente para se bronzear.
"Não adianta a pessoa passar bronzeador e ficar horas torrando ao sol que a pele não vai ficar bronzeada. O que pode acontecer é ela ficar com a cútis queimada e aparecer um monte de sardas em função da agressão que a pele sofreu", alerta.
As pessoas de pele branca devem ter cuidados especiais, principalmente durante o verão. O protetor deve ter no mínimo fator de proteção 50, mas o recomendado é de 90. "Hoje existem substâncias químicas sendo adicionadas aos produtos que interferem no fator de proteção. Assim, é possível encontrar no mercado filtros com alto índice protetor", explica Karina.
Para o verão, lembre-se sempre: o protetor deve ser reaplicado de hora em hora, além disso é aconselhável ingerir muito líquido para manter a pele hidratada.
Vantagens
Em relação aos tratamentos estéticos, a dermatologista Maria Oliete afirma que nas peles brancas de olhos claro "tudo é permitido", pois dificilmente você terá efeitos indesejáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário